top of page
Trajetória.jpg

Trajetória

     A Arontech tem como missão levar o que há de mais avançado em tecnologia para a produção de mudas florestais. Nosso objetivo é desenvolver produtos que proporcionem aos nossos clientes, um aumento na produtividade, atuando nas diversas etapas da cadeia florestal. Inovar é algo que está em nosso DNA!

     A jornada se inicia em janeiro de 2020, como fruto da parceria de 6 anos de pesquisas e projetos entre o professor Aristides Ribeiro e sua orientada, a empreendedora Aylen Ramos Freitas. Já nesse mês, a Arontech pôde realizar seu primeiro serviço: a automação da casa de vegetação do viveiro de pesquisas do departamento de Engenharia Florestal da UFV. Diante da necessidade encontrada, foi desenvolvido um produto que possibilita o controle da temperatura e umidade do ambiente feito pela abertura e fechamento da janela zenital, em conjunto com o acionamento da irrigação, ambos controlados por sensores.

     No entanto, a experiência dos sócios no setor possibilitou que a Arontech não parasse por aí. Em maio desse mesmo ano, a empresa foi selecionada para o programa de pré-aceleração do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), com a proposta de desenvolvimento de um novo produto, o STDS Vision. O novo produto tinha por objetivo realizar a identificação precoce de pragas e doenças em mudas nos viveiros florestais de forma automatizada através de sensores e câmeras. Além da identificação de pragas e doenças, o sistema identifica estresses causados por fatores hídricos, térmicos e nutricionais. Atualmente, esse produto se encontra em fase de implantação no Departamento de Engenharia Agrícola da UFV.

   O programa de pré-aceleração, chamado tecnoPARQ Acelera, tinha o foco no desenvolvimento do produto, alinhando as suas funcionalidades com a as necessidades mercado-tecnológicas envolvidas. Assim, entre os meses de maio a outubro, a Arontech recebeu uma série de capacitações e mentorias que potencializaram o perfil empreendedor na equipe e contribuíram para o lançamento do produto no mercado. Ao fim do processo, a startup foi premiada em uma live como a grande vencedora da edição do programa.

    No fim de 2020 Arontech aceitou mais um desafio: o Forest Insight. O segundo programa de pré-aceleração aconteceu entre os meses de novembro e dezembro, porém seus frutos rendem até os meses atuais. Foram diversas rodadas de pitch e aprimoramento da proposta que foi apresentada para os maiores players do setor florestal. O produto dessa vez era o Aron Sentinela, um sistema de inteligência para vigilância no campo que propicia maior economia para as organizações promovendo mais segurança a seus ativos.

    Após despertar o interesse de 11 das empresas presentes, começaram então as negociações para o desenvolvimento do projeto. Em paralelo, a empresa submeteu-se ao edital de Incubação da Incubadora de Empresas do tecnoPARQ e hoje está incubada na instituição com ligação direta à Universidade Federal de Viçosa.

   

     O futuro é extremamente promissor para a Arontech. As perspectivas são as melhores, isso porque ainda há muitas parcerias a serem firmadas, previsão de aumento da equipe e um grande potencial de crescimento integrando o rico ecossistema de inovação do Parque Tecnológico de Viçosa.

     Venha conhecer nossos produtos e serviços. A Arontech terá o prazer se apresentá-lo o que há de mais avançado em tecnologia para o setor florestal!

bottom of page